Avaliação de Abuso Sexual Crianças
Avaliação e diagnóstico de Eventuais abusos Sexuais em crianças/jovens
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define abuso sexual como “o envolvimento de uma criança em atividades sexuais que esta não compreenda, às quais não tenha capacidade para dar o seu consentimento informado, para as quais não esteja preparada do ponto de vista do seu estádio de desenvolvimento, ou ainda em atividades sexuais que constituam uma violação das leis ou normas sociais de uma dada sociedade”.
Como sabemos, a natureza deste tipo de crimes, em particular quando ocorrem em crianças e jovens de tenra idade, é particularmente difícil de avaliar, dada a não compreensão da criança do sucedido, bem como a sua baixa capacidade em verbalizar. É por isso, que face a suspeitas de crimes desta natureza, a criança ou jovem deve ser sujeito a uma avaliação psicológica com carácter forense, com especialistas nesta área.
Esta avaliação tem por objectivo avaliar e despistar a probabilidade de ocorrência de alegados abusos sexuais em crianças e jovens bem como, avaliar o impacto traumático que esta ocorrência tem no psiquismo da criança ou jovem.
Esta avaliação, tem ainda por objectivo, em caso de forte probabilidade de ocorrência ajudar o paciente ou adultos responsáveis pela criança/jovem, a saber tomar as diligências necessárias junto das entidades competentes, com vista à proteção da criança ou jovem.
A partir desta avaliação, será também definido, a existência ou não de necessidade de acompanhamento psicológico à criança ou ao jovem.
Marcar consulta
Marque uma primeira consulta de avaliação da sua situação particular e perceba a intervenção mais adequada para si! Estamos aqui para si!
Se tiver alguma questão, preencha o formulário, que tentaremos responder de forma mais breve possível.
Até breve.